Novo portal do STF terá pesquisa para adaptar conteúdo ao perfil do usuário

Uma das novidades do novo portal do Supremo Tribunal Federal (STF), que entra no ar na próxima segunda-feira (11), é a possibilidade de acessar conteúdo específico para determinados segmentos. Para isso, o site será inaugurado com uma pesquisa: “Ajude o STF a conhecer você”. Advogados, estudantes, instituições, cidadãos e imprensa são as categorias pesquisadas e, com os resultados, será possível, posteriormente, adequar o acesso aos serviços e informações mais demandados por determinado grupo, facilitando a consulta aos dados.

Outra novidade é a reformulação do campo de pesquisas de conteúdo, que passará a ser o primeiro item visto nos acessos ao portal. Sem a necessidade de se dirigir a uma página interna, o usuário poderá efetuar pesquisas e definir se o resultado será referente a processos, jurisprudência, notícias ou processos com repercussão geral reconhecida.

O novo formato foi estruturado com o objetivo de oferecer aos usuários maior facilidade e resultados mais precisos e específicos para cada tipo de consulta. Segundo pesquisas de análise de utilização do site, 90% das pessoas que acessam a página do STF procuram informações sobre processos, jurisprudência e a pauta do Plenário.

Na nova página, as pesquisas serão direcionadas para atender diretamente aos diversos públicos. Dessa forma, o usuário irá definir se a consulta abrangerá um desses quatro tópicos: processos, jurisprudência, notícias ou processos com repercussão geral reconhecida. Os resultados obtidos refletirão apenas o item escolhido, simplificando sua visualização até mesmo para os usuários que estiverem visitando a página pela primeira vez.

Em relação aos temas com repercussão geral, já na página inicial será possível saber a quantidade de processos julgados e os que aguardam análise do Plenário. Ao acessar a página de repercussão geral, o usuário poderá facilitando a navegação verificar a quantidade e a situação dos processos por ministro relator. Além disso, poderá pesquisar as teses de repercussão geral definidas pelo Plenário e os temas ainda pendentes de julgamento.

Outra novidade do novo portal, dessa vez atendendo ao princípio da transparência, é a visualização do calendário mensal de julgamentos na página inicial. Assim, com apenas um clique será possível saber qual a pauta do Plenário ou das Turmas. Para os advogados, foi introduzida uma funcionalidade adicional, a pesquisa da data para qual determinado processo foi pautado, que só era possível efetuar depois de se acessar o calendário, poderá ser feita já na página inicial.

O site do STF tem mais de 2 milhões de acessos mensais e está no ar há mais de 15 anos.

Leia mais:

05/12/2017 - STF lança nova página na internet na próxima segunda-feira (11)

PR/EH