14ª Corrida do Judiciário reúne 400 participantes

Um dia de confraternização e atividade física. Na manhã deste sábado (21), foi realizada a 14ª Corrida do Judiciário, evento que se combina com o 17º Encontro de Corredores do STJ. A partida foi dada pelo secretário-geral da presidência do Superior Tribunal de Justiça, Marcos Aurélio Brayner, que destacou o significado do evento: “É uma iniciativa importante da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do STJ, que estimula o esporte e a integração de servidores do Judiciário.”

O secretário afirmou que o esporte contribui para a saúde e a qualidade de vida. “Isso prestigia o servidor e melhora até a qualidade do trabalho”, acrescentou. Segundo Brayner, a participação de servidores de outros órgãos públicos também melhora as relações institucionais e aumenta a integração do Poder Judiciário. “O resultado é tão positivo que a corrida não para de crescer”, disse ele.

Novidades

Sartre Gonçalves Santos, servidor da SIS e um dos organizadores da corrida, informou que neste ano houve 400 inscrições: “Inicialmente, oferecemos 350 vagas, mas a procura foi tanta que subimos para 400.” No total, foram 183 inscritos do STJ, e o restante de outros órgãos públicos.

Neste ano foi acrescentado o percurso de 15 quilômetros, uma demanda antiga dos participantes. “Outra iniciativa foi que nós personalizamos as camisetas e medalhas para acompanhar a campanha Outubro Rosa, um modo de colaborar na conscientização das mulheres”, afirmou Sartre, referindo-se à campanha de prevenção do câncer de mama.

O evento teve apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil do Distrito Federal, da Associação de Servidores do STJ e de outras associações de servidores e ainda da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).

Novato aos 51

Astrogildo Silva, servidor da área de recursos humanos da Advocacia-Geral da União (AGU), com 51 anos, foi um dos novatos nesta edição da corrida. Ele participou pela primeira vez e correu o percurso de cinco quilômetros. “Era fumante e sedentário, mas comecei a correr há cerca de quatro anos. Perdi dez quilos e parei de fumar”, contou.

Para ele, a inciativa do STJ de convidar pessoas de vários órgãos e estimular os esportes é muito positiva. “Conhecemos pessoas novas e somos estimulados a nos exercitar”, comentou.

Outra novata foi Jean Carla Rodrigues, servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que participou pela primeira vez da Corrida do Judiciário. “O percurso é duro, e a secura dificulta, mas gostei muito da organização e do clima do evento”, afirmou, acrescentando que pretende marcar presença outra vez no ano que vem.

José Ribamar Martins, por outro lado, é um veterano que participou de todas as edições da Corrida do Judiciário. Pai de um servidor da segurança do STJ, Martins participou da caminhada de dois quilômetros. “Tenho 67 anos e me exercitei a vida toda. Eu corro, danço forró e jogo futebol”, declarou, dizendo ter participado de 22 maratonas.

Campeões

O primeiro colocado na prova de cinco quilômetros foi Edvaldo Elias, que já ganhou três vezes nessa categoria. Ele é servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e participa da corrida desde 2012.

Já no percurso de dez quilômetros, o primeiro colocado foi Urubatan Silva Tupinambá Filho, cuja esposa trabalha no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). “É a segunda vez que participo e ganho”, disse. Para ele, participar da corrida é desafiador porque o circuito exige um bom preparo para as subidas.

Já na nova distância de 15 quilômetros, o vencedor foi Cléber da Silva Francisco, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). Com 51 anos, há mais de dez anos ele participa da Corrida do Judiciário e já tirou o primeiro lugar três vezes. “A prova foi muito boa, apesar do calor e da secura. Quero continuar participando enquanto der”, declarou.

Mulheres

Entre as mulheres, a primeira colocada foi Taciana Ferreira Araújo Morum, servidora da Seção de Odontologia Clínica do STJ. Ana Verena Santana, do gabinete do ministro Joel Ilan Paciornik, e Michelle da Fonseca Martinho Bontempo, ficaram com o segundo e terceiro lugares. Elas fizeram o percurso de cinco quilômetros em menos de 30 minutos.

Nos dez quilômetros, Iolete Maria Fialho de Oliveira, juíza de direito do DF, ficou em primeiro lugar, seguida por Simone Esteves Ferraz, servidora do gabinete do ministro Gurgel de Faria, e Izabella Belúsio dos Santos Bringel.

No percurso mais longo, de 15 quilômetros, a primeira colocação ficou com Lilian Chagas Teixeira Velloso, com o tempo de 1h21. A segunda colocada foi Polyana de Fátima Roriz, do TSE.

Confira aqui o ranking dos participantes da 14ª Corrida do Judiciário.

Veja as fotos do evento no flickr do STJ.